• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Blog do Tigrão, Variadas do Tigrão

A sua equipe é mesmo uma equipe?

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/qAUwu

Hoje trago pra vocês uma diferenciação básica que existe quando as pessoas se juntam: isso pode ser um grupo ou uma equipe.

Por costume nacional, quando existem pessoas juntas e trabalhando, sempre chamamos de isso de equipe – mas a denominação pode não estar certa. Primeiro vamos ver o que é um grupo para depois diferenciá-lo de uma equipe.

Um grupo é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando atingir um objetivo. A pessoa usa o grupo e as relações sociais dentro dele para satisfazer suas próprias necessidades. E que necessidades são essas?

  • Necessidade de segurança – quando se agrupam, as pessoas podem diminuir a insegurança. Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças externas;
  • Necessidade de status – a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status para seus membros;
  • Necessidade de autoestima – a filiação faz com que seus membros se valorizem perante a sociedade;
  • Necessidade de associação – as pessoas normalmente gostam de se relacionar com outros integrantes do mesmo grupo;
  • Necessidade de poder – aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal. Existe poder no agrupamento.

O que existe dentro de um grupo é o compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria tarefa e responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral. Num simples grupo, não há esforço conjunto.

Já dentro de uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado para a busca de um objetivo. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. O esforço de cada pessoa resulta em um nível de desempenho maior para todos os integrantes da equipe.

Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

Grupos x Equipes:

  • Responsabilidade pelo resultado: nos grupos, a responsabilidade é individual; nas equipes, ganhar ou perder é responsabilidade de todos;
  • Esforço: nos grupos, cada pessoa trabalha para alcançar um determinado resultado; nas equipes, todos os trabalhos se complementam para alcançar um objetivo que é de todos;
  • Integração e relacionamentos: nos grupos os relacionamentos interpessoais são quase neutros, ou até inexistentes; nas equipes, existe integração e atitudes positivas quanto aos relacionamentos;
  • Habilidades dos indivíduos: nos grupos, cada indivíduo tem suas habilidades – e como eles não dependem do outro, essas habilidades não se somam; numa equipe, as habilidades de cada um são constantemente testadas e melhoradas através do relacionamento entre os membros, e todos se desenvolvem.

O que mais diferencia uma equipe de um grupo é o sonho dos indivíduos. Se cada um tiver um sonho diferente, e for ‘cada um por si’, então teremos um grupo. Se existir um sonho em comum, e todos trabalharem, evoluindo em conjunto e se esforçando para alcançar esse sonho, então teremos uma equipe.

Baseado nisso, você agora pode fazer uma pequena reflexão sobre sua “equipe”. Tanto faz se você é ou quer ser lutador profissional, treina para manter a saúde ou busca qualidade de vida. Pense se sua “equipe” lhe proporciona o que você busca, e se todos (inclusive você) estão engajados nesse movimento. E aí avalie se ela é realmente uma equipe ou é apenas um grupo.

Referências:

  • CHIAVENATO, Idalberto.  Gerenciando com pessoas. 2. ed. São Paulo: Makron, 2005
  • BERGAMINI, Cecília Whitaker. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.
Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/qAUwu
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture