• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Blog do Tigrão, Sobre Muaythai (TG)

Seu treinador é um líder ou um chefe?

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/DmDBD

Podemos achar que para comandar uma equipe é necessário ser chefe dela, mas existem muitas diferenças entre ser um chefe e ser um líder. As pessoas normalmente confundem as duas coisas. Um líder pode ser um chefe, mas um chefe não sabe ser um líder, sabia? Confira as principais diferenças e comece a entender melhor o perfil do seu treinador.

O treinador chefe

Chefe é uma pessoa que ocupa função de comando – apenas isso. Ele tem tendência a ser autoritário e distribuir ordens incontestáveis. O poder é centralizado nele.

São os professores ou mestres mais temidos que, de fato, respeitados. Os alunos tendem a não se sentir abertos a comentar os problemas do treino e muito menos pedir conselhos pessoais.

Normalmente é um cara que acha que o treino bem feito vai unicamente do esforço de cada um. Além disso e faz questão de apontar erros e não está muito preocupado em dar soluções. Normalmente ele responsabiliza os alunos quando um objetivo não é alcançado, e quando conseguem ter êxito, o chefe diz que foi por causa dele.

Esse tipo de profissional geralmente não tem muitos colegas de profissão, e alguns alunos tendem a caçoar dele na sua ausência.

O treinador líder

O líder é aquele que orienta as pessoas a fazerem o que é proposto – pedindo, não impondo. É conhecido por estimular sua equipe e inspirar as pessoas, trabalhando e incentivando sempre todo o grupo. Um líder valoriza as habilidades de cada um, respeitando as limitações e ajudando a superá-las.

Ele mostra a direção a ser seguida e, mais importante, vai junto. Normalmente são muito respeitados pela equipe, sendo que esse respeito é muito mais eficiente que o medo que um treinador no modo chefe proporciona.

O líder não busca só resultado, mas a melhor maneira para ele e a equipe alcançá-lo, pois a responsabilidade deve ser dividida por todos. Ele ouve as pessoas e está sempre disposto a tirar dúvidas, procurando ajudar na evolução (pessoal e técnica) de cada um, valorizando as habilidades específicas de cada indivíduo. O líder se responsabiliza junto a sua equipe quando algo não dá certo e participa da glória quando o objetivo é alcançado, seja no resultado de uma luta ou até numa superação pessoal do aluno.

Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança é melhor que qualquer tipo de chefia, pois as pessoas se sentem melhor e mais livres na busca pela evolução técnica e pessoal – e por conseqüência, da equipe. Pessoas bem conduzidas e unidas ficam mais dispostas a enfrentar as adversidades, e a equipe se torna mais forte e eficiente.

Agora reflita se o seu treinador é uma pessoa que apenas impõe um treino ou se ele realmente se preocupa com o que você está fazendo. Tente conversar com ele à respeito dos seus objetivos no Muaythai, seja qualidade de vida, saúde ou ser um atleta. Se ele tiver perfil de líder, ficará mais fácil de procurar meios para te ajudar.

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/DmDBD
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture