Blog do Tigrão, Dicas do Tigrão

Precisamos falar sobre o seu protetor bucal!

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/bE8Xq

Fala galera. Abrindo um espaço aqui para o Dr. Ricardo falar sobre bucais porque é muito importante. Eu mesmo não botava muita fé em pagar pra fazer um bucal, até que eu fiz o meu. Então segue a explicação do Dr Ricardo sobre as diferenças do bucal personalizado e do que a gente compra na loja.

Te falar que o personalizado é bem melhor, porque não sai da boca e dá pra beber água e falar com ele no lugar, sem parecer um retardado.


Olá pessoal, sou Dr. João Milan (@jrtmilan) e hoje teremos uma conversinha sobre um de seus melhores amigos de treino nos esportes de combate, o protetor bucal. Apesar terem sido disseminados desde a década de 70 no mundo, ainda temos um longo caminho em relação a cultura do seu uso.

Muitos de nós lutadores dos esportes de combate não damos a devida importância ao custo benefício que um bom protetor bucal pode oferecer, simplesmente vamos a loja, compramos e “boas”, mas, temos que ter o mínimo de informação sobre as características que os variados tipos podem nos oferecer para melhorar (ou piorar) nossa performance, por isso, vou esclarecer alguns pontos fundamentais.

Os protetores bucais são de basicamente 3 tipos, I, II, III, os 2 primeiros são industrializados, fabricados sobre um “padrão universal”(P,M,G, Criança), são os que você compra em lojas de esporte, o tipo II pode ser moldado em casa com água quente, mais conhecido como “ferve e morde”. Já o tipo III é o protetor bucal confeccionado pelo Cirurgião dentista. A  partir de um molde da boca é personalizado levando em conta sua anatomia e fisiologia bucal.

E qual seria o protetor bucal ideal?

Eu sempre digo que o protetor ideal é aquele que o atleta não percebe que está usando, sim, isso pode ser alcançado, mas somente se for personalizado. Se quiser mesmo se proteger com segurança real e aumentar sua performance nos treinos e nas lutas, fuja dos protetores industrializados.

Os protetores industriais não vão dar a você conforto na mordida, não terão a mínima retenção, te obrigando a cerrar os dentes na hora da ação, causando maior stress da musculatura,  impedindo o controle respiratório, deglutição, fala e ingestão de líquidos.

E fora isso, quando você se molda em casa, além de correr o risco de queimaduras, nunca vai te oferecer a correta inserção, e de quebra, o fato de ferver o dispositivo causa uma perda enorme de espessura e a consequente diminuição na absorção de impactos. Taí a falsa segurança!!!

Já os protetores personalizados são exclusivamente desenhados para a sua proteção real e maior absorção de impacto possível. Devido as camadas que podem ser inseridas para buscar a espessura necessária, ele pode proteger lábios, dentes, língua, gengivas, osso maxilar, mandíbula e articulação, e ainda amortecer algumas forças que podem afetar cabeça e pescoço.

 Seu desenho e contorno, oferecem uma excelente retenção e recobrimento permitindo uma respiração controlada,  relaxamento da musculatura, auxilio na postura e consequentemente aumento na performance.

Mas vejam bem, você não está errado em usar um protetor bucal comprado nas lojas por aí, só estou afirmando que o custo benefício talvez não seja o ideal.

Não faltam motivos pra que você visite seu dentista e procure maiores informações sobre seu protetor bucal, principalmente se você é um atleta que se dedica com amor a luta e faz dela um estilo de vida, ao menos que, diante de uma lesão que possa te deixar fora dos treinos e do circuito de lutas por um longo período de tempo, talvez devido a um protetor bucal ineficiente, você consiga trazer de volta todo aquele tempo e dinheiro investidos. Até mais!!!


Dr. João Ricardo Tamarozzi Milan
Cirurgião Dentista CRO/AL – 4114
– Especialista em Periodontia e Implantes
– Aluno e Assessor Odontológico Esportivo da Tigres Thai
Contato WhatsApp: 82 99995-1071

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/bE8Xq
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture