• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Intromissão

Vou xingar muito vocês no Twitter e outras bobagens

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/9Zquz

Vou te xingar muito no Twitter porque sou mau.

Xingar muito na internet virou uma profissão. Talvez você não se lembre, mas em 2010 um meme invadiu a internet. Jovens muito putinhos devido a ausência da banda em um pocket show.

Eram 3 mil adolescentes esperando a banda Restart na FNAC de São Paulo. Porém a banda cancelou o show, e o caos juvenil estava instalado, e durante uma reportagem surgiu o meme.

Caso queira sentir vergonha alheia:

Mas o que tudo isso tem a ver com o Muaythai, Tiago?

Bom, muita coisa. Pessoas gostam de xingar, quando crianças, tudo bem, faz parte do ato rebelde, mas quando adultos, são apenas otários mesmo.

Recentemente tive o prazer em mais uma vez ser convidado à palestrar no Congresso Brasileiro de Muaythai. Como publicitário e estudioso do esporte é uma honra, grande reconhecimento do meu trabalho. Porém para outros é uma afronta.

Há 20 anos não havia informação no Brasil, tudo era na base do achismo, do ouvi falar, e ninguém tinha certeza de nada. Quer um exemplo? A palavra muay thai quer dizer boxe tailandês ou luta tailandesa.

Pesquise antes de xingar.

O termo “muay” pode ser traduzido como lutar ou mesmo boxear. Até o final do século 19 os habitantes do Reino de Sião não sabiam que havia um “boxe ocidental”. Portanto tudo era “muay”.

O termo “thai” faz alusão ao povo tailandês, Tailândia quer dizer Terra dos Livres. Simples a explicação, certo?

Vamos a outra; o primeiro registro histórico sobre um povo que hoje é chamado Thai, é de 1238.  O chamado Período Sukhothai. Anterior a isso, nada pode ser provado, historicamente falando.

Um compilado militar foi criado e chamado Chupasart, essa é a primeira prova sobre o que um dia viria a ser o ”muaythai”. Legal, né? Era um manual para lutas armadas e desarmadas. Muito utilizado nos períodos de guerra, principalmente durante o reinado de Narasuen, o príncipe negro.

Hoje se você pesquisar esses termos irá encontrar informações, citações e livros sobre o assunto. Mas no Brasil, a banda toca diferente.

Pessoas presas a histórias contatas nos anos 1980/1990 vivem procurando briga na Internet, ou buscando ofender quem divulga informação séria. Afinal o “mestre” dele, apesar de velho, incompetente e  estelionatário, o burrinho irá defende-lo.

Não há argumentos, apenas xingar, defender um certificado que não tem validade alguma, e uma graduação tão séria quanto o Brasil é.

Acho válido professores e atletas da antiga geração sentar e conversar, muitos entram em contato buscando informação. Atletas famosos da era do Vale-Tudo, hoje sem medo algum procuram o correto. Mas aqueles que apenas ficam na internet xingando, fica o recado: Sua geração será enterrada em breve.

Um brinde.

 

Tiago Simão.

 

 

 

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/9Zquz
Tiago Simão
ADman' especialista em criação de conteúdo para web. Editor-Chefe AcervoThai, apresentador do Podcast Muaythai Debate, curti sushi e pizza. Dcnauta nas HQs, Marvete no Cinema e possui mais livros e HQs que amigos.
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture