• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Intromissão

Quanto custa uma faixa preta?

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/x8n7z

A origem da faixa preta no mundo marcial

Muito se fala da importância da faixa preta dentro da arte marcial, o símbolo máximo do praticante. Porém recentemente me deparei com esse texto: A decepção no Karatê.  O texto fala sobre os problemas que o Karatê enfrenta com seu sistema de Dans aqui no Brasil.

Mas antes de entrar no mérito, vou contar algo importante; o sistema de faixas coloridas foi criada em 1882 pelo Sensei Jigoro Kano, sim o fundador do Judô. Entretanto, a história é longa e vou deixar para uma futura matéria.

A ideia central é que as faixas foram criadas para sistematizar a arte marcial, já que agora ela era ensinada para civis, homens, mulheres e crianças. Anterior a essa criação, as faixas eram usadas apenas para segurar o Kimono. As qualidades dos lutadores eram atestadas por certificados carimbados pelo Dojo (academia) e seus mestres.

Quer saber mais sobre Bushidô, período Samurai etc, deixa nos comentários que faço uma matéria mais detalhada. Voltando ao nosso período, é conhecida a reclamação que vestir uma faixa preta hoje ficou muito fácil, no modelo pagou-pegou.

Muaythai faixa preta e sua importância

Já falamos aqui sobre dentro do muaythai profissional não haver graduação, isso é um fato. Há instituições que certificam professores e treinadores na Tailândia, ok. Mas são pessoas com ao menos vinte anos trabalhando dentro do esporte. São profissionais que treinam campeões, lutadores de elite e coordenam campos há muitos anos.

Aqui no Brasil são pessoas que treinam em horário comercial, não sabem a diferença entre jogo e estilo, acham que Nai Khanom Tom inventou o muaythai e são “grau preto”. Seu único argumento? Fizeram o exame de graduação “lutando” contra X pessoas, portanto está apto.

Ele não conhece a história do esporte, não sabe explicar conceitos básicos sobre a formação cultural que envolve seu esporte, não sabe ou não estuda questões técnicas. Porque sim, o muaythai está sempre em evolução. Mas não há problema, ele é grau preto mesmo assim.

Me deparo todo dia com títulos como Arjan, Kru, Mestre e Grão Mestre. Importante explicar que tanto Kru como Arjan definem um professor, seja ele de qualquer área. Arjan apenas define um professor com mais qualificações, mais experiente.

O termo mestre e grão-mestre são invenções modernas, assim como o número de Dans após a faixa preta dentro do Karatê, Judô ou Jiu-Jitsu. Muito longe de um certificado clássico, onde um  mestre de verdade atestava a qualificação do aluno. Hoje 2 mil reais resolvem esse problema.

Cuidado com quem você chama de professor.

Nota do editor:

Sensei é uma palavra em japonês usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre. A tradução literal desta palavra é “aquele que nasceu antes”, já que o kanji correspondente ao “sen” significa “antes” e o kanji “sei” significa “nascimento”.

Editor responsável: Tiago Simão.

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/x8n7z
Tiago Simão
ADman' especialista em criação de conteúdo para web. Editor-Chefe AcervoThai, apresentador do Podcast Muaythai Debate, curti sushi e pizza. Dcnauta nas HQs, Marvete no Cinema e possui mais livros e HQs que amigos.
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture