• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Sobre Muaythai

Quem são os estrangeiros donos de Cinturão na Tailândia

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/DyCmS

Conheça os estrangeiros donos de cinturão na Tailândia

Nada é mais importante que um cinturão na Tailândia. O auge de todo lutador é por na cintura o símbolo máximo do Muaythai. Mas em 70 anos de história, poucos conseguiram esse feito. Mas antes, vamos contextualizar você sobre essa história. Ao contrário do que se pensa, os estádios na Tailândia não são tão antigos assim.

  • Sanam Muay Rajadamnern (Raja)

Em 1941 por ordem do primeiro-ministro da Tailândia, um estádio foi construído na Avenida Rajadamnerm. Porém o mundo estava em meio a Segunda Guerra Mundial, e material para construção era escasso. Sendo assim a construção foi pausada até Agosto de 1945 quando a guerra terminou.

Recebendo o mesmo nome de sua Avenida, o Estádio do Rajadamenrm foi o primeiro estádio da era moderna construído e dura até os dias atuais no mesmo local.

Fato muito importante, o Raja foi o primeiro estádio a utilizar as regras modernas determinadas pelo Departamento de Esportes da Tailândia. Em  23 de dezembro de 1945 custando de 70-300 baths, o estádio realizada sua primeira luta. No seu início não havia teto, sendo tudo ao ar livre, mas em 1951 um telhado foi construído.

 

  • Lumpinee Boxing Stadium

O segundo estádio mais antigo em atividade na Tailândia, o Lumpinee já passou por muita coisa. Fundado em 8 de Dezembro de 1956 e gerenciada pelo Exercito Real da Tailândia, já foi palco de tiroteios, atentados, e demolição. Em 8 de Fevereiro de 2014 sua antiga instalação foi demolida, e  um novo estádio foi construído em outro local.

O cinturão mais cobiçado do mundo

Desde o final dos anos 1970, estrangeiros lutam na Tailândia em busca do cobiçado cinturão de Estádio, porém poucos conseguiram chegar tão longe. No inicio, a falta de entendimento da regra prejudicou os lutadores estrangeiros.

Para disputar um cinturão você precisa entrar no ranking do estádio, chegar ao Nº1 e assim conseguir a luta. Outra opção é lutar por um que esteja vago, ou seja, não há um campeão no momento. Mas de qualquer forma, é um caminho muito difícil. E claro, ter um promotor muito influente.

Mas afinal, quem foi o primeiro estrangeiro a vencer um cinturão dentro da Tailândia?

A começar pelo Estádio Lumpinee, até hoje apenas 10 lutadores estrangeiros lutaram pelo cinturão. Sendo o mais conhecido; Ramon Dekkers em 1992 com derrota. A vitória veio apenas em 1999 com Mourad Sari, Frances, que lutou e venceu o cinturão 140 lbs.

Somente em 2012 veio o segundo cinturão para os ocidentais com Damien Alamos. Novamente um francês vencendo na categoria 140 lbs. E apenas em 2017 um terceiro vencedor, Rafi Bohic na categoria 147 Lbs.

E quem são os campeões do Rajadamenrm?

O Raja conta uma história um pouco mais antiga, seu primeiro vencedor não tailandês foi o japonês Toshio Fujiwara. Em 1978 ele se tornou o dono do cinturão categoria 130 lbs, porém a disputa não foi em solo tailandês, mas sim japonês.

 

Após a vitória de Fujiwara, outros japoneses venceram o cinturão do Raja, porém todos em território japonês. Um acordo entre promotores organizava as disputas no Japão. O primeiro estrangeiro a vencer dentro do próprio estádio foi o brasileiro Jos Mendonça em 4 de Julho de 2013.

Após alguns anos, no dia 31 de Agosto de 2016, foi a vez do Youssef Boughanem levou para casa a cinta do estádio.

E por último, mas não menos importante, o francês Fabio Pinca, que em 23 de Fevereiro de 2017 levou para a casa a cinta do Raja 147 lbs.

Notas Finais:

Youssef Boughanem se tornou o primeiro estrangeiro na história a conquistar o cinturão do estádio Omnoi e Rajadamenrm. Fábio Pinca possui cinturões do Max Muaythai, Rajadamenrm e WBC. Jos Mendonça até o momento, é o único brasileiro na história a conquistar um cinturão de estádio tailandês.

Menções honrosas a Ramon Dekkers, Dany Bill, Jean Charles Skarbowsky, John Wayne Parr, Farid Villaume. Lutadores que fizeram história mesmo sem conquistar um cinturão.

 

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/DyCmS
Tiago Simão
ADman' especialista em criação de conteúdo para web. Editor-Chefe AcervoThai, apresentador do Podcast Muaythai Debate, curti sushi e pizza. Dcnauta nas HQs, Marvete no Cinema e possui mais livros e HQs que amigos.
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture