• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
PushWeb, Sobre Muaythai

Calejamento no Muaythai. Verdades e Mitos

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/CNUoR

Calejamento existe? Ou é um mito?

Um dos maiores mitos nas Artes Marciais é o chamado “calejamento”, famoso em filmes dos Anos 1980 e agora também popular em centenas de vídeos no YouTube, “ensinando” como se faz.

Mas você já consultou um profissional da área médica sobre o assunto? Afinal Calejamento existe? Vamos as verdades e mitos sobre esse assunto.

Nós conversamos com o Dr. Thiago Ragusa Costa sobre quais são as verdades e mentiras a respeito desse assunto. Se por acaso você está pensando que um especialista no assunto não entende sobre Arte Marcial, recomendo à você se consultar sobre cirurgia com um açougueiro, a lógica é a mesma.

Dr. Thiago nos explica:

O osso está entre as estruturas mais rígidas do corpo humano e é um dos tecidos mais metabólicos e dinâmicos que se mantém ativo durante toda a vida. Altamente vascularizado, tem excelente capacidade de se auto-regenerar, podendo alterar suas propriedades em resposta às mudanças na demanda mecânica.

A Técnica chamada de calejamento impõe deformações ósseas irreversíveis, são micro fraturas que aumentam a espessura do osso lamelar. Mas a pergunta que lhe trouxe até aqui é; calejar torna o osso mais rígido?

Sim, devido a grande deposição de cálcio no local, mas isso NÃO quer dizer que ele aguente cargas mais elevadas. Por quê?

De forma simplificada, o depósito de cálcio aumenta a resistência óssea, porém diminuí muito a capacidade de deformação antes da falha/quebra.  Portanto o ponto de falha completa é menor. O calo ósseo torna o lesão mais rígida, mas sob pressão/força ele irá se quebrar mais fácil.

Dr. Thiago ainda explica:
“O osso esponjoso (menos rígido) pode sustentar cargas de até 50% de deformação antes de falhar (fraturar) enquanto o osso cortical (mais rígido) cede e fratura quando a deformação excede de 1,5 a 2,0%”.

Portanto, o calejamento ósseo não deve ser utilizado como modalidade de “fortalecer os ossos” nas aulas de Artes Marciais. Os riscos de fraturas completas dos ossos corticais aumentam significativamente após esta técnica, tornando o osso menos flexível.

Para a prática correta do Muaythai deve-se treinar apenas em sacos de pancada e aparadores, longe de cabos de vassouras, pneus, ou qualquer material rígido.

Mas Tiago, meu mestre disse que o Buakaw desmatou 34% da amazônia chutando árvores enquanto a FAB jogava Napalm nele, e por isso hoje ele tem a canela de aço.

Bem meu amigo, alguém está te ensinando coisas que no futuro próximo irá lhe deixar na fila de inválidos do INSS. Boa sorte.

 

*Dr. Thiago Ragusa Costa é Fisioterapeuta do Instituto Vita – Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP – EPM e Mestre no Programa de Ciências da Reabilitação da FMUSP – USP.

 

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/CNUoR
Raphael R. R.
Este perfil é destinado para suporte e manutenção do site. Através deste perfil, você também irá ver publicações feitas pela nossa equipe de redação.
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture