• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
PushWeb, Sobre Muaythai

Muaythai é barulho e você precisa entender isso

Entenda os motivos que levam praticantes e lutadores de Muaythai e outros esportes de contato a gritarem durante os golpes.
Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/ocDDl

Entenda porque no Muaythai se faz muito barulho.

“Muaythai não é velório, é barulho!”.

Essa frase ficou em minha cabeça por muito tempo, até entender o real motivo dela. Muitos consideram o grito dentro da Arte Marcial como “graça”, mas não, há uma explicação para isso.

Muito comum em filmes ruins, o barulho ou grito durante as lutas foi muito utilizado para causar impacto. Talvez o melhor exemplo seja Bruce Lee, um dos melhores atores marciais até hoje, abusava dos gritos em cena.

Me refiro a ele como “ator marcial”, pois de fato ele era ator, sua profissão, por favor não entendam como algo pejorativo. Bruce Lee desenvolveu um método próprio de luta com base em toda sua experiência e prática. E está entre os maiores nomes das Artes Marciais modernas.

Voltando ao muaythai, esqueça longas sequencias tipo “combos” de jogos de luta, o objetivo aqui é trabalhar a respiração e força. O treino com saco de pancada e aparadores/t-pao devem ser executados sempre com força.

É comum observar tailandeses em vídeos de treino gritando a cada golpe aplicado, isso não é feito para impressionar. Há pesquisas na área esportiva a respeito do grito, aqui um link que irá explicar de forma clara: Matéria do Globo Esporte

A razão do barulho.

Quando você grita, retira o ar do corpo de forma rápida comprimindo a musculatura, alguns estudos apontam um ganho de força na casa dos 10%, e isso faz muita diferença, meu amigo.

Um ótimo exemplo dentro do Muaythai é Buakaw Banchamek, veja o vídeo abaixo para entender melhor.

Outro benefício está justamente na respiração, você se torna muito mais atento ao seu corpo. Aprender a respirar em uma luta é assunto sério, não entender isso pode custar uma vitória. Sendo assim, é comum em treinos de muaythai atletas fazendo barulho ao bater em aparadores e sacos de pancada.

Copie o link desta página: https://sobremuaythai.com/ocDDl
Tiago Simão
ADman' especialista em criação de conteúdo para web. Editor-Chefe AcervoThai, apresentador do Podcast Muaythai Debate, curti sushi e pizza. Dcnauta nas HQs, Marvete no Cinema e possui mais livros e HQs que amigos.
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture